Miniaturas de António Saramago

As Miniaturas de António Saramago

A União de Freguesias de Santo António dos Cavaleiros e Frielas apresentou a candidatura ao concurso 7 Maravilhas da Cultura Popular® na categoria de artesanato com as réplicas construídas por António Bagulho Saramago de edificado existente no território de Frielas, que na sua grande maioria foi destruído no terramoto de 1755. No passado dia 5 de abril fomos informados da atribuição do Selo de Nomeado resultado da validação da candidatura pelo Conselho Científico.

SeloNomeado7MCP_ND

Num conjunto de 9 exemplares, entre os quais se realça o Paço Real de Frielas, Azenha de Domingos de Gaia, a Vila Romana, a Bacia Hidrográfica de Frielas e as Salinas de Frielas ainda em construção, para quem tem oportunidade a uma visita guiada por estas miniaturas consegue ter uma noção real da história e da riqueza cultural desta pequena freguesia, “capital do saloio ribeirinho na zona demarcada do Concelho de Loures, a pequena Freguesia de Frielas traz em seu bojo memorial histórico velho de milénios” assim afirma Vítor Manuel Adrião em “Frielas Memorial Histórico, 1996, pág. 9”.

Frielas é uma das mais antigas freguesias portuguesas, pertence ao concelho de Loures, distrito de Lisboa,  com 5,57 km² de área e 2 171 habitantes (Censos,2011) e desde 2013 , faz parte da nova União das Freguesias de Santo António dos Cavaleiros e Frielas.

António Bagulho Saramago é um filho da terra, nasceu em Frielas em 1935, andou na Escola Primária de Frielas, no atual nº4 da Rua D. Dinis, que será a base para o seu próximo trabalho. Dos 14 aos 18 anos trabalhou em tipografia, “arte” que afirma ter gostado muito. Assentou praça em 1956 no Batalhão de Telegrafistas em Lisboa na especialidade de operador cripto, curso que afirma ter terminado em primeiro lugar, confirma que este resultado se deve à experiência adquirida na sua passagem pela tipografia em Loures onde se imprimia o jornal “ECOS DE LOURES”.

Sempre foi um diletante da história da sua terra, investigador autodidata, procurava em todos os museus e monumentos histórias, costumes e edificado desta zona dos arrabaldes de Lisboa, no entanto fez a sua primeira maquete em gesso daquele, que no seu entender, deverá ter sido o Paço Real de Frielas devido à visita Dr. J.T. Montalvão Machado em 1965, o primeiro investigador contemporâneo a aprofundar pesquisa sobre o “Paço Real de Frielas”, publicando um artigo com o mesmo nome na Revista Olisipo – Boletim do Grupo de Amigos de Lisboa (Ano XXVIII, Outubro de 1965, nº 122, disponível para consulta no Arquivo Nacional da Torre do Tombo), para realizar o mesmo solicitou apoio a António Bagulho Saramago na sua investigação, por este ser o mais entendido sobre a história de Frielas.

Atualmente António Saramago, utiliza moldes, cimento, uma técnica de barro que consegue resistir a todas as condições meteorológicas (que mantem em segredo) e outros materiais, para a construção das suas miniaturas utilizando a escala de 1×20.

O trabalho deste artesão deve ser divulgado, pela sua qualidade e pela importância cultural que este tem na divulgação da história da sua terra, na própria história e cultura de Portugal!